Sugestões         RETORNO
de Faro Barros   Sugestões        
actualizada em 20031008          
                     
                     

 

DINOSSAUROS

 

 

Não perca. De 22 de Setembro de 2003 a 21 de Dezembro de 2003 a Exposição majestosa, fabulosa, que está em curso no Palácio de Cristal do PORTO, não pelos Dinossauros Robotizados que já apareceram há anos também nesta cidade, mas sim pelos fosseis recuperados no Deserto de GOBI na Mongólia, e para aqui trazidos. 

Dizem-nos que não são cópias, mas mesmo os originais. É difícil acreditar que restos de há 60 ou 165 milhões de anos possam andar a ser mostrados pelo mundo fora, em exposições como esta, com os riscos inerentes de deterioração ou acidentes no manuseamento durante os transportes e a montagem da instalação.

Infelizmente não nos deixam tirar fotografias senão aos robots, nem mesmo em fotos sem "Flash" (fotos que de modo algum estragariam o que quer que fosse).

Há quatro espaços a visitar, contínuos e interligados, a saber:

 

1. A sala dos fósseis, extraordinária, da qual não podemos apresentar aqui qualquer fotografia. O álbum à venda, tem de facto algumas fotos, mas de qualidade inferior.

 

2. A sala dos autómatos ("Robots") dos quais apresentamos algumas fotos se clicar aqui em  Robots

 

3. Uma saleta (loja) de vendas de maquetas, manual, etc., não muito excitante.

 

4. Um recinto (duas ou três salas em corredor) onde a miudagem, e um ou outro adulto, dão expansão a sentimentos lúdicos, através de desenhos. 
Desenhos para análise, alguns muito interessantes, como pode ver clicando aqui em Desenhos.

São expressivos desenhos de miúdos normalmente de 2 anos a 10 ou 12 anos, com uma invasão ocasional de um adulto ou outro.

Alguns destes desenhos tiveram, obviamente, a ajuda da mamã, que não resistiu à tentação de ajudar o filho a brilhar.

É um recinto a ver com atenção, pois aí também se encontram alguns exemplares da colecção de fósseis do Arq. Fernando Lanhas. Anexamos umas amostras para ver clicando aqui em Fosseis do Arq. Fernando Lanhas

Alguns cartazes informativos, pouco elaborados, completam a informação sobre a exposição, como sejam:

Cartaz dos Dinossauros
Cartaz dos Tiranossauros 
Cartaz dos Sauropodomorfos
Cartaz dos Ceratossauros
Cartaz dos Pterossauro

 

Nota Final - Não aceito de bom grado que uma visita destas deva ser paga pelos jovens com menos de 18 anos. A tabela de preços, feita só para pessoas com posses, é incompatível com a bolsa dos remediados com vários filhos, ou jovens pobres, muitas vezes já com o custo de refeições e deslocações à cidade do PORTO. E isto se atendermos a que o futuro, o nosso futuro, está na educação e cultura que pudermos fornecer à juventude. 

 

Faro Barros