António Damásio     Textos       RETORNO
Emoção e Sentimento António Damásio          
no Livro O Sentimento de Si (extracto pág 101) Emoção e Sentimento        
Publ. Europa-América    A Alusão Meio Aludida        
ISBN 972-1-04757-0                

 

 

 

...A este nível básico a natureza encontrou uma solução maravilhosa: seduz-nos para que nos portemos bem.

Dor e prazer fazem parte de duas genealogias diferentes da regulação vital. A dor está alinhada com o castigo e associada com comportamentos como o recuo e a imobilização. O prazer, por outro lado, está alinhado com a recompensa e associado a comportamentos como a curiosidade, a procura e a aproximação.

O castigo leva os organismos a fecharem-se sobre si mesmos, imobilizando-se e retraindo-se do seu meio ambiente. A recompensa leva os organismos a abrirem-se para o exterior, para o meio ambiente, explorando os seus limites, e, ao fazê-lo, aumentando simultaneamente tanto a sua capacidade de sobrevivência como a sua vulnerabilidade.

Esta dualidade fundamental é manifesta numa criatura tão simples e tão não consciente como a anémona-do-mar. O seu organismo, destituído de cérebro e apenas equipado com um sistema nervoso simples, é pouco mais do que uma tripa com duas aberturas, animada por dois conjuntos de músculos, uns circulares, outros longitudinais. As circunstâncias que rodeiam a anémona-do-mar determinam aquilo que o seu organismo faz: abrir-se ao mundo como uma flor que desabrocha — altura em que a água e os nutrientes entram no seu corpo e lhe fornecem energia — ou fechar-se numa espécie de caixa plana e retraída, tão pequena e recolhida que é quase imperceptível para os outros. A essência da alegria e da tristeza, da ne da fuga, da vulnerabilidade e da segurança, são tão visíveis nesta simples dicotomia de comportamento de uma criatura sem cérebro como são visíveis na volubilidade emocional da criança que brinca no jardim.

António Damásio

     
RETORNO  
à Página anterior
      Início          
Acessos  Alertas Apoios Crónicas Desenhos Dicas Esculturas
  Fotografia Fotos  Informática Pintura Poesia Português Quem Somos Sugestões Textos  


Início
Acessos  Alertas Apoios Crónicas Desenhos Dicas Esculturas
Fotografia  Fotos  Informática Novidades Pintura Poesia Português Quem Somos Sugestões Textos